Utilização de Leite em pó na criação de Bezerras Leiteiras

O sucedâneo de leite, mais conhecido como leite em pó, tem sido muito empregado nas propriedades especializadas em produção leiteira, reduzindo os custos da criação de bezerras que futuramente irão substituir as atuais vacas no plantel. Contudo, alguns aspectos de qualidade e forma de fornecimento devem ser observadas.

Normalmente nos primeiros 60 ou 90 dias de vida a demanda nutricional da bezerra é suprida basicamente pelo leite e complementada com uma pequena ingestão de ração concentrada. Com o desenvolvimento do animal o consumo de ração se eleva, reduzindo gradativamente a importância do leite para a nutrição até o momento da desmama. Desta maneira, o fornecimento de alimento líquido de qualidade nos primeiros meses de vida da bezerra é primordial para um bom crescimento e futuro desempenho do animal.

O leite é a principal fonte de renda das fazendas especializadas, aumentando o volume de leite vendido aumentam-se as receitas, contribuindo para a manutenção do produtor na atividade. Com os atuais preços pagos ao litro de leite de boa qualidade, a utilização de sucedâneo de leite apresenta não só redução de custos, mas aumento de renda sem que o desempenho animal seja prejudicado.

Alguns aspectos de importância para avaliação de um bom leite em pó:

1) Teores de lactose: Sucedâneos de qualidade possuem no mínimo 35% de lactose em sua composição, valores inferiores a esses são prejudiciais à digestibilidade do alimento. Sucedâneos com lactose superior a 35% podem ser utilizados como promotor de consumo na ração das bezerras.

2) Teor proteico: Nem sempre quanto maior a quantidade de proteína no sucedâneo melhor ele será. A quantidade de proteína deve estar associada a sua origem, proteína de origem vegetal, principalmente de soja, possui baixa digestibilidade para a bezerra, podendo até prejudicar o desenvolvimento.

3) Teor de fibra: Quanto maior o teor de fibra do sucedâneo pior será a qualidade dele. A fibra reflete a qualidade da matéria prima utilizada na produção do sucedâneo, quanto mais fibra menor será a digestibilidade e maior a chance de diarreia.

Por fim, os sucedâneos se mostram uma boa opção para a redução de custos da criação de bezerras, desde que tenham boa qualidade e atendam as demandas nutricionais das bezerras.

Mais posts

Manejo de Pastagem

A exploração dos rebanhos depende, fundamentalmente, da produção de forragem, por essa ser a principal fonte dos nutrientes essenciais ao

Leia mais »
Olá, como podemos te ajudar?